Curso ensina receitas de conservas e temperos

Dez mulheres do bairro Santa Líbera aprenderam receitas de conservas diversas e temperos em um curso oferecido na última semana. O curso foi ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio da Secretaria de Assistência Social e parceria da Associação dos Clubes de Mães. A professora Maria Ivone Ortolan foi a instrutora do curso.
As participantes aprenderam na teoria e prática a realização de várias receitas, como conserva mista, conserva de pepino, de beterraba, de cenoura, molho de pimenta, pasta de alho, molho de tomate ketchup entre outros. O objetivo é transformar vegetais em conservas para consumo familiar, sempre observando métodos de conservação de alimentos, aplicando técnicas especificas para conservação artesanal e boas práticas de higiene. O conteúdo envolve higiene e manipulação de alimentos; métodos de conservação das hortaliças e preparo de picles, conservas fermentadas, molhos, massas e pastas, pastas de temperos.

RECEITAS:

1. Picles de Beterraba
Ingredientes:
4 beterrabas médias (aproximadamente 1,0 kg)
2 xícaras de água
1 xícara de vinagre
½ xícara de açúcar
1 colher (sopa) de sal
1 pedaço de canela e 2 cravos
1 dente de alho e 3 grãos de pimenta
Preparo: Lave as beterrabas, cozinhe-as com a casca até ficarem levemente macias. Descasque e corte em rodelas ou pedaços. Coloque nos vidros esterilizados. Faça o molho com os demais ingredientes, fervendo por 2 minutos. Coloque a calda nos vidros já cheios de beterraba e pasteurize por 10 minutos. Siga os procedimentos de resfriamento e armazenagem.

2. Picles de Cenoura e Batata
(Pode ser feito só com batatas pequenas com casca)

Ingredientes:
500g de cenouras
500g de batatas pequenas
1 cebola média
1 dente de alho
2 folhas de louro
1 pimenta vermelha
2 colheres (sopa) de óleo
1 litro de salmoura ácida
Preparo: Selecione e lave bem as batatinhas e cenouras. Raspe as cenouras, corte em rodelas e faça o branqueamento das batatas com casca e das cenouras. Coloque as batatinhas e cenouras nos vidros com os temperos e condimentos. Acrescente o molho, completando os vidras. Feche-os e pasteurize por 10 minutos. Siga os procedimentos de resfriamento e embalagem.
OBS.: Batatas não fermentam no vidro porque a acidez da salmoura é inferior a 4,5.


3. Molhos de Tomate

Ingredientes:
2 kg de tomates maduros
3 dentes de alho
1 cebola média picada
4 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
½ colher (chá) de pimenta do reino
1 colher (sopa) de manjericão fresco
1 folha de louro
Preparo: Tirar a pele e as sementes dos tomates, picando-os (ou triturando no liquidificador) em seguida. Levar uma panela ao fogo com o óleo, o alho, a cebola, deixe dourar. Acrescente os tomates, junte o sal, a pimenta, o açúcar, o louro e o manjericão e cozinhe em fogo brando, mexendo até o molho engrossar. Coloque em vidros esterilizados, feche e pasteurize por 15 minutos. Siga as instruções de resfriamento e armazenagem. Fica com coloração bem avermelhada. Rendimento 1 vidro e ½.

4. Pastas de Temperos Básicos

Ingredientes:
2 cebolas médias
5 dentes de alho
150g de cebola verde e salsa
30g de manjerona fresca
2 folhas de louro
1 colher (chá) de pimenta do reino
½ kg de sal
Preparo: Lavar bem os temperos, deixar escorrer, triturar, juntar o sal e a pimenta, misturar. Guardar em vidros fechados ao abrigo da luz. Rende 1 vidro.