Amrec vai intermediar negociação entre agricultores e JBS
Os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) reuniram-se nesta segunda-feira (05/05) em reunião extraordinária da Associação para tratar das questões da negociação entre os produtores de frangos e a empresa JBS. O encontro aconteceu ao meio dia, no Restaurante Granitão, em Cocal do Sul e contou com a presença do presidente da ACIC, César Smielevski, do presidente e do vice-presidente da Associação dos Avicultores, Emir Tezza e Walmir Fontanela Fabro, além dos prefeitos dos municípios da AMREC.
Uma comissão de prefeitos irá intermediar a negociação em uma reunião que deve acontecer na quarta-feira (07/05), provavelmente na sede da AMREC. "Vamos tentar resolver o problema da melhor maneira possível, evitando uma crise na avicultura", disse o presidente da AMREC e prefeito de Lauro Muller, Fabrício Kusmin Alves. O setor representa cerca de 10% da movimentação econômica de municípios como Treviso e Lauro Muller. "Nossa maior arrecadação vem do carvão. Mas o município precisa diversificar, e para isso a Avicultura é muito importante para nós", disse o prefeito de Treviso, João Reus Rossi.
O prefeito de Balneário Rincão, Decio Góes, lembra que argumentos para defender as duas partes existem. "Agora cabe a nós tentar aproximar os dois lados para tentar destencionar a situação e concilia as partes". O presidente da ACIC, César Smielevski, afirmou que está à disposição para colaborar na intermediação nas negociações e acalmar os ânimos, pensando que se a empresa sair da região poderá causar um problema social.
Colaboração:
Antonio Rozeng
Assessoria de Imprensa – Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC