Inscrições abertas para o Seminário Nacional e Internacional de Políticas Públicas – Um Tributo à Zilda Arns

Proteção à infância pós pandemia, convivencia familiar e comunitária, orçamento criança (FIA), desenvolvimento psicologico na Primeira Infancia e o impacto do uso das tecnologias, são alguns dos temas discutidos no Seminário Nacional e Internacional de Políticas Públicas – Um Tributo à Zilda Arns, que acontece de 26 a 27 de abril, em Forquilhinha.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://egem.org.br/detalhe/?id=1105 para os participantes presenciais e para participação virtual no endereço eletrônico http://egem.org.br/detalhe/?id=1106, onde também é possível acessar a programação do evento.

O evento chega a oitava edição realizado na cidade natal da médica, que fundou a Pastoral da Criança e morreu em 2010, durante o terremoto no Haiti.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lilian Arns, destaca que o objetivo do encontro é discutir as políticas públicas para a primeira infância nos diversos níveis, buscando a proteção integral, voltando para Forquilhinha os olhares do mundo todo, o que torna a cidade uma referência quando o assunto é primeira infância.

“O seminário tem como objetivo principal valorizar pessoas e entidades que, a exemplp de Dra Zilda Arns, lutam pela promoção, proteção, defesa e garantia de direitos de gestantes e crianças de 0 a 6 anos, contribuindo para uma mobilização nacional e internacional em favor da vida e dando visibilidade às práticas de sucesso”.

O prefeito de Forquilhinha, Jose Claudio Gonçalves, pontua que o seminário cumpre um importante papel em manter viva a memória da Dra. Zilda Arns, uma das maiores promotoras dos direitos da criança e do adolescente. “Serão dias importantes que debatendo as principais ações desenvolvidas no mundo em prol da primeira infância. A cada ano, o evento cresce e trazemos personalidades que atuam em várias frentes deste importante tema”.

Medalha Dra. Zilda Arns
A medalha “Zilda Arns Neumann”, homenagem concedida pelo município a pessoas e entidades que se destacam por seu trabalho em favor de crianças e adolescentes, será entregue na quarta-feira (26), às 8h30, durante a abertura do seminário.
Entre os homenageados deste ano estão grandes nomes a nível nacional e internacional, como Jesus Palacios, da Universidade de Sevilla, Espanha; Salvador Herência Hinojosa, Secretario Técnico Del Grupo Directivo Inversión em la Infancia, do Peru; Ivania Ghesti, do Conselho Nacional de Justiça, entre outros palestrantes que proporcionarão o mais alto debate sobre primeira infância na atualidade.

Pacto Nacional
Ainda na programação do evento, na sexta-feira, dia 28, acontecerá a reunião para implementação do Pacto Nacional pela Primeira Infância em Santa Catarina promovido pela Conselho Nacional de Justiça, tendo como pauta a elaboração dos planos estadual e municipais para a Primeira Infância.
O evento é promoção da Prefeitura de Forquilhinha, Instituto Arns, Pastoral da Criança e UNICEF e conta com o apoio de importantes parceiros como a Rede Nacional Primeira Infância, Unesc, FECAM,Escola de Gestão Pública Municipal (Egem), Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitaria, Movimento Nacional Direitos Humanos, Projeto Legal, e outros.

O seminário é voltado para conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselheiros Tutelares, Educadores, Socioeducadores, Orientadores Sociais, Pedagogos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Promotores, Juízes, Advogados, Conselheiros de demais Políticas Públicas, Secretários Municipais, bem como demais atores do Sistema de Garantia de Direitos.

Histórico Dra. Zilda Arns:
Dra. Zilda Arns – Ícone mundial de ajuda humanitária e símbolo de eficiência no combate à fome e à miséria e na luta pela vida, a forquilhinhense Zilda Arns Neumann recebe de sua terra natal a mais alta reverência que pode ser concedida por um município. Foi instituída, através de lei municipal, a medalha “Zilda Arns Neumann”, como maior honraria concedida pelo município de Forquilhinha a pessoas e entidades que desenvolvam reconhecido trabalho humanitário.