Escola de Forquilhinha recebe plano de intervenção ao bullying pela segunda vez
O Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção da Saúde (NPVS) de Forquilhinha iniciou esta semana a segunda edição do plano de intervenção ao bullying na EEB Natálio Vassoler, no Bairro Vila Franca. Em 2011 foram realizadas atividades diversas como teatro e pesquisas e em 2012 o plano foi aplicado na escola, sendo a primeira de Santa Catarina a receber este tipo de trabalho.
De acordo com a enfermeira do NPVS, Katia Borges Ferreira, o plano inclui sessões de conscientização com as turmas, amostra de causas e conseqüências, identificação de casos, atividades de elaboração de propostas para acabar com o bullying, entre outros. O trabalho será realizado as segundas e terças-feiras, das 13 às 16 horas, até o final do ano.
Plano – O plano de intervenção surgiu em 1980 na Noruega a partir de uma pesquisa para descobrir as razões de casos que hoje se assemelham ao bullying. São ações de conscientização e a continuação de um trabalho que já realizamos no ano passado. O objetivo geral é sensibilizar os alunos sobre o assunto e principalmente mostrar as conseqüências dos atos. Em 2011, o NPVS montou uma peça teatral para debater o tema. Com duração de 45 minutos, a peça abordava exemplos de bullying em sala de aula, mostrando as formas mais freqüentes de agressão. O teatro fez tanto sucesso que foram feitas apresentações em diversos municípios da região.